Tornar a organização financeira parte da rotina é prática essencial para quem quer manter as finanças em dia e alcançar a tão sonhada estabilidade.

Para ter sucesso na missão de assumir o controle do próprio dinheiro, aposte no uso de ferramentas que auxiliem na hora de saber quais são suas receitas e despesas e, ainda, se você está gastando seus recursos em áreas que são realmente prioritárias na sua vida.

Há no mercado ferramentas para a organização financeira que atendem a todos os tipos de necessidade e estilos de vida — muitas delas, gratuitas. Para ajudá-lo na sua escolha selecionamos 7 opções para você.

Organização financeira na era digital

Entre as alternativas, há apps em que seus gastos são inseridos de forma automática, ferramentas que enviam lembretes quando há contas a pagar e a receber e aplicativos que mandam avisos pelo celular quando a conta-corrente registra movimentações fora do comum.

Conheça as 7 melhores ferramentas para a organização financeira:

1. Finance

Disponível para Android e iOS, o Finance tem uma interface clean e usa o apoio de um gráfico para mostrar para o usuário quais áreas do seu orçamento consomem a maior parte de sua renda. É gratuito para controle de gastos diários, e pago para a versão PRO, mais completa.

Integrado com os bancos, o app tem entre seus principais recursos o cadastro de despesas futuras, como parcelas de financiamentos e compras, o que facilita o planejamento financeiro.

Uma novidade da versão 8 em português para iOS é a Lista de Compras, que permite cadastrar as listas de aquisições comuns do dia a dia, como farmácia e supermercado; e, também compras em médio e longo prazo, como móveis e obras domésticas.

2. GuiaBolso

Não são poucas as pessoas que deixam a organização financeira de lado porque não têm paciência para anotar gasto por gasto no dia a dia. Se esse é o seu caso, o GuiaBolso pode ser a solução.

O app, que está disponível para Android e iOS, atualiza e categoriza de forma automática todas as transações financeiras feitas nas contas e nos cartões de crédito.

Com uma interface simples e amigável, o app gratuito usa gráficos para mostrar as categorias em que estão os maiores gastos do mês.

O recurso Planejamento é uma ferramenta interessante para estabelecer metas de gastos e, assim, garantir que não está usando seu dinheiro apenas em despesas supérfluas

3. Minhas Economias

Outra opção de gerenciador financeiro é o Minhas Economias. Também disponível para Android e iOS, o app permite que o controle das finanças seja feito de qualquer lugar.

Para registrar as receitas e despesas não é preciso conexão com a internet. As movimentações ficam registradas no celular e, quando estiver online, basta sincronizar a conta no site do Minhas Economias.

Um recurso interessante dessa opção é o Gerenciador de Sonhos. Com ele, você sabe exatamente quanto precisa poupar para realizar determinado desejo, como comprar um carro.

Informe quanto custa seu sonho e em quanto tempo gostaria de realizá-lo. O gerenciador calcula automaticamente quanto é preciso poupar mês a mês para tornar o desejo uma realidade.

4. Mint

Em inglês, o Mint é um dos gerenciadores financeiros mais famosos do mundo. Uma de suas principais características é a personalização de acordo com os hábitos financeiros do usuário.

Orçamentos são feitos alinhados com o estilo de vida de quem usa a ferramenta. O Mint integra cartões de crédito, além de dados bancários. 

Em tempos em que fraudes financeiras são comuns, um recurso importante oferecido é a notificação, via celular, quando ocorre alguma movimentação fora do usual na conta-corrente.

5. Mobills

Opção de gerenciador financeiro de mais de 2 milhões de pessoas, o Mobills usa gráficos e relatórios para ajudar os usuários a analisarem suas finanças.

Entre as funcionalidades oferecidas pela plataforma está o envio de lembretes por e-mail e notificações no app de contas prestes a vencer — recurso que pode ser importante para quem está sempre esquecendo de pagar algum boleto.

O app é gratuito, mas alguns recursos estão disponíveis apenas para usuários premium, como gerenciamento de cartão de crédito, extrato detalhado e lançamentos ilimitados. 

6. Organizze

A ferramenta online Organizze tem entre suas principais características um visual clean e bonito, que permite que o usuário veja rapidamente, com o auxílio de um gráfico, para onde está indo seu dinheiro.

Além da versão na web, a ferramenta também está disponível nos celulares iOS e Android. Possibilidade de programar alertas de contas a pagar e a receber e saber quanto custa exatamente realizar suas metas estão entre os diferenciais do Organizze, que é usado por mais de 1 milhão de pessoas.

7. Planilhas

Quem não é afeito a aplicativos ou prefere métodos mais tradicionais para gerenciar as finanças pode apostar nas planilhas. A vantagem dessa opção é a possibilidade de criar um documento personalizado, inserindo apenas categorias que você realmente usa. 

Para facilitar o controle de gastos, é importante se lembrar de salvar o arquivo na nuvem. Assim, você pode acessar o documento de onde estiver, mesmo por meio do celular.

Em relação ao quesito segurança, pode ser importante investir em uma senha para acessar o documento. Ou, então, guardar os dados em um local que seja realmente seguro. 

Independentemente da ferramenta escolhida para implementar a organização financeira na sua vida, é importante que essa prática se torne parte da sua rotina.

Reserve pelo menos uma hora na semana para analisar suas finanças e saber para onde está indo seu dinheiro. Veja se suas receitas estão superando seus gastos. Caso as despesas estejam altas em determinada categoria do orçamento, coloque o pé no freio e busque compensar os gastos em outras áreas.

Fazer um bom planejamento financeiro pessoal é outro cuidado importante. Ao saber quanto pode gastar em cada categoria do seu orçamento, você evita armadilhas que podem prejudicar sua vida financeira, como ceder a compras por impulso ou gastar mais do que deveria no cartão de crédito. 

Com a organização financeira na sua rotina, a realização dos seus sonhos e o aumento do seu patrimônio líquido ficarão mais próximos do que você imagina.

Gostou deste conteúdo? Continue aprendendo mais sobre finanças e saiba onde investir o seu dinheiro!

7 melhores ferramentas para a organização financeira
5 (100%) 4 votos