Você sabia que a sua trajetória como consumidor deixa registros sobre como você tem honrado com seus compromissos? Essas informações dão origem ao score, ou seja, a pontuação que você tem no mercado, especialmente no que diz respeito à solicitação de crédito, compras financiadas e produtos de bancos.

Certamente, depois de saber disso, você já está pensando em como aumentar seu score, certo? Saiba que é possível, basta cumprir com alguns requisitos fundamentais. Confira os 6 principais no post a seguir!

1. Mantenha o seu nome limpo

Essa dica vem em primeiro lugar e não é à toa! A principal maneira de aumentar seu score é ter sua situação regular com os compromissos financeiros que você tem ou já teve. O nome limpo é fundamental, sendo requisito primário para ser bem avaliado.

Se você, atualmente, está com o nome sujo, precisa resolver primeiro essa questão antes de colocar qualquer outra dica daqui em prática. É realmente importante que você busque encerrar esses valores, quitando a dívida da maneira correta.

Ao consultar seus registros e verificar uma negativação, fica difícil para qualquer empresa oferecer alguma vantagem. Para elas, essa condição já pode encerrar qualquer possibilidade de garantir a você algum serviço ou benefício.

Sendo assim, entre em contato com a empresa que negativou o seu CPF e tente entrar em um acordo. Na maioria das vezes elas são flexíveis no que diz respeito aos valores pendentes de pagamento.

A negociação é uma possibilidade e você consegue limpar seu nome pagando menos do que a dívida inicial. Essa é uma ótima maneira de começar a desenvolver a sua inteligência financeira e praticar novos hábitos financeiros.

2. Atualize seus dados junto ao Serasa

O Serasa é a principal empresa que faz o controle dos créditos dos consumidores. Então, você precisa estar sempre visível. Se ele não tem informações precisas sobre você, fica difícil avaliar seu status atual como consumidor, o que pode prejudicar o seu score.

Essa é uma etapa bem fácil na busca para melhorar sua credibilidade como consumidor. Basta acessar o site da empresa e preencher dados simples, como CPF, RG, endereço e outros que demandam apenas informações primárias a que você tem fácil acesso. Assim, você se mantém relevante e com bom relacionamento no marcado financeiro.

Também é possível realizar esse processo presencialmente, em um dos postos de atendimentos do Serasa. Verifique se há algum perto de você, tire um tempo e não deixe de ajustar seus dados.

3. Mantenha suas despesas pagas em dia

Hábitos positivos formam um consumidor disciplinado e com crédito na praça. Não há nada tão importante para manter sua credibilidade quanto arcar com seus compromissos financeiros. Despesas comuns de casa, compras que você faz, além de qualquer acordo financeiro precisam ser devidamente cumpridos.

Naturalmente, essa dica tem a ver com a sua educação financeira. O controle do fluxo de caixa, o respeito ao seu orçamento e o equilíbrio nos gastos são fundamentais para que você sempre consiga arcar com as suas responsabilidades financeiras.

Para isso, não deixe de ter um controle preciso de todas as suas despesas, separando-as por categorias, como energia, água, alimentação, lazer e o que mais você costuma gastar. Registre tudo e encaixe no seu orçamento (e corte gastos, se for necessário). Lembrando sempre de não gastar mais do que ganha e eliminar gastos supérfluos sempre que possível.

4. Faça seu Cadastro Positivo

Visando ajudar quem deseja aumentar seu score, o Serasa tem um recurso voltado para valorizar aquelas pessoas que cuidam bem de suas contas. O Cadastro Positivo é um programa que dá ao consumidor a devida credibilidade diante de bons hábitos relacionados às obrigações com despesas e compras.

Nesse cadastro, você pode preencher seus dados e ter devidamente registradas todas as informações de pagamento que você faz, mês após mês. Assim, quem consultar o seu registro vai visualizar a sua regularidade com compromissos, verificando que você é um bom pagador.

Algumas pessoas não possuem renda suficiente para ter acesso a determinados recursos oferecidos por instituições financeiras. O Cadastro Positivo pode ser um ótimo feedback sobre você, funcionando como um grande aliado na hora de aumentar seu score.

5. Utilize seu cartão de crédito

cartão de crédito é um recurso extremamente útil, especialmente no período em que vivemos. Isso porque o avanço da era digital mudou hábitos de consumo, como as compras, que são cada vez mais feitas em ambiente on-line. Nessas oportunidades, o pagamento com cartão é a alternativa mais prática, sem deixar de ser segura.

Sempre que puder use esse método de pagamento, seja em e-Commerces ou presencialmente. Assim, toda vez que você quitar sua fatura esse comprometimento será registrado, servindo para que você ganhe alguns pontos no seu score e, consequentemente, melhorando sua credibilidade.

Entretanto, cuidado para não acontecer o contrário! Por mais que seja útil, o cartão pode ser uma armadilha para quem não tem organização financeira. Use-o com moderação, vá com calma nas compras parceladas e quite sua fatura sempre em dia. Apenas dessa forma você fica longe de qualquer dívida.

6. Fuja de soluções alternativas

Se você pesquisar na internet, certamente vai encontrar soluções rápidas e emergenciais para aumentar seu score. Acontece que a situação é simples: essa possibilidade não existe! A única maneira de melhorar sua reputação é por meio das dicas que você viu até agora neste artigo.

Esqueça qualquer promessa de pessoas que se dizem influentes ou de empresas que prometem deixar seu histórico de consumidor melhor avaliado. Os acessos a essas informações é altamente restrito, assim como é proibido que o score seja alterado, especialmente em negociações comerciais.

A única coisa que você pode fazer é cumprir com suas obrigações, arcar com suas despesas e limpar seu nome, caso essa seja sua situação. Por mais que pareça um processo demorado, essa é maneira certa de conseguir ter um status positivo e conseguir acesso a recursos interessantes.

Adote bons hábitos para aumentar seu score de crédito! Com disciplina, esforços e seguindo essas 6 dicas você será cada vez mais bem-visto por empresas e instituições financeiras, além de conseguir manter uma reserva para emergências.

Lembre-se ainda de que suas contas têm grande influência em como você lida com seu dinheiro. Está tentando reduzir suas despesas? Saiba como por meio de 10 dicas práticas e simples de serem seguidas!

Como aumentar seu score? 6 dicas para melhorar sua pontuação no mercado
3.7 (73.33%) 6 votos