Você sabia que existem algumas características marcantes em um investidor inteligente? Certos hábitos diários e algumas qualidades que ele possui o coloca um passo a frente da maioria das pessoas que se aventuram no mundo dos investimentos.

A boa notícia é que, se você conhece essas características, poderá desenvolvê-las com o passar do tempo e também se tornar um investidor que obtêm sucesso com as suas aplicações.

Foi pensando nisso que nos resolvemos escrever este post. Nele, você encontrará 7 características de um investidor inteligente. Confira:

1. A paciência

Alguns dizem que a paciência é uma virtude de poucos. No entanto, ela é uma característica essencial para um investidor inteligente.

Todo tipo de aplicação possui um certo prazo de avaliação antes de tomar uma decisão, e agir por impulso pode prejudicar seus resultados.

Sendo assim, mesmo que a aplicação não gere retornos financeiros satisfatórios, o investidor inteligente deve ter a paciência necessária para aguardar o tempo ideal para avaliar os resultados e colher informações sobre o porquê do fracasso da sua aplicação.

2. A estratégia bem definida

Todo investidor inteligente e bem-sucedido desenvolveu, ao longo do tempo, uma estratégia de investimentos muito bem definida.

Ele diversifica os seus ativos, pois, como diz o velho ditado, “nunca coloque todos os ovos em uma única cesta, pois, se ela cair, todos quebrarão”.

Entretanto, você deve definir uma espécie de estilo de investimentos. O que seria isso? Entre os especialistas isso é chamado de perfil do investidor e consiste em saber o quanto você está disposto a correr maiores riscos para ter maiores retornos. Esse termômetro te ajudará a definir em quais mercados faz sentido investir.

Uma estratégia bem definida se resume, basicamente, em definir um objetivo, entender seu apetite e com base nisso executar seus investimentos com foco e persistência.

3. O foco

Investidores inteligentes e bem-sucedidos estão sempre focados nos seus atuais investimentos. Eles dão um passo de cada vez.

Aplicam em um conjunto de ativos, pois, como vimos, não é recomendado investir todo o seu dinheiro em apenas uma aplicação. Ademais, eles ficam focados neles o tempo que for necessário, sem se distrair com outra oportunidade aparentemente mais vantajosa e que possam distorcer seus objetivos.

Um investidor inteligente faz um minucioso estudo sobre os veículos de investimentos (tipos de investimentos) em que vai aplicar e após selecionados os ativos, ele mantém o seu foco e a sua atenção exclusivamente para eles até que seja possível avaliar a capacidade de sucesso do investimento.

4. A aprendizagem contínua

Mesmo que você já esteja no mercado há um bom tempo e colha bons frutos com os seus investimentos, estudar nunca será demais.

Um investidor inteligente está sempre estudando, ele é um aprendiz proativo e nunca se contenta com o conhecimento que tem, ou seja, sempre busca mais.

Esse ponto pode ser o mais importante para o desenvolvimento de um investidor de sucesso.

O mercado sofre mudanças com muita frequência, e aquele que não se adequar a elas automaticamente será excluído.

O tempo utilizado nos estudos ou em um momento de leitura sobre aplicações, ativos e veículos de investimentos em geral jamais será desperdiçado.

Quanto mais conhecimentos você somar, maior serão as chances de obter sucesso nesse negócio.

5. O aprendizado que vem dos erros

Acredite, mesmo os investidores inteligentes cometem erros (e alguns são bem graves).

Entretanto, o que os difere da maioria é a facilidade e a rapidez com que eles transformam os erros cometidos em um aprendizado.

A experiência de um investidor inteligente é o conjunto de triunfos alcançados, de lições aprendidas e, principalmente, de erros cometidos.

Com investidores iniciantes ou medianos, os erros poderão trazer consequências mais duras, como perder dinheiro.

Entretanto, essas pessoas devem analisar a falha cometida, aproveitar a oportunidade para rever as metodologias de trabalho e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso.

Você nunca será um investidor de sucesso sem cometer alguns erros. O que você não pode permitir é que eles o desencorajem a perseverar e persistir nessa atividade.

6. A persistência

Outra característica presente em todo investidor inteligente é a persistência.

Existirão momentos em que você deverá manter um investimento, mesmo que esteja dando prejuízo — obviamente, mediante análises e estudos. É exatamente nesse momento que a persistência de um investidor entra em ação.

Seguir uma estratégia de investimento diante de algumas adversidades requer uma grande persistência.

Os investidores medianos não têm essa característica, e é exatamente por isso que dificilmente serão bem sucedidos nesse mercado.

Eles pulam de uma estratégia para outra e raramente dão oportunidade para que ela amadureça e comece a dar os resultados esperados.

Obviamente, existem momentos em que é inviável manter uma aplicação. No entanto, o investidor inteligente tem essa visão naturalmente e certamente saberá o momento de abandonar ou de persistir em uma estratégia.

7. A disciplina

Todo investidor inteligente sabe que é fundamental possuir uma grande disciplina para manter as suas estratégias de investimentos.

A disciplina nesse tipo de negócio está diretamente relacionada com o reinvestimento dos ganhos obtidos por um determinado período.

Um investidor inteligente sempre destina parte dos seus ganhos para aumentar a sua carteira ou alguma aplicação específica.

No entanto, é muito comum que os inexperientes e os iniciantes, quando começam a obter determinados rendimentos, gastem esse dinheiro sem pensar no futuro da sua carteira.

Os investidores bem-sucedidos são extremamente rigorosos consigo mesmos quando se trata de investir.

Eles sabem que parte dos frutos que obtiverem em suas aplicações deverão ser reinvestidos, buscando sempre o aumento da sua carteira.

A medida que o tempo vai passando e que a carteira vai crescendo, os ganhos aumentarão. Entretanto, até que esse ponto seja atingido, um investidor deve se manter disciplinado com relação aos rendimentos obtidos.

Além disso, é necessário constituir um fundo de reservas (investido em uma aplicação de alta liquidez) para aproveitar alguma oportunidade eminente que venha aparecer.

Essas 7 características são intrínsecas de um investidor inteligente que tem sucesso nesse negócio. No entanto, elas podem ser perfeitamente desenvolvidas.

Uma pessoa pode estudá-las e aperfeiçoar cada ponto até chegar à medida correta.

Gostou deste post sobre as características de um investidor inteligente? Que tal receber dicas, estratégias e sacadas sobre investimentos diretamente em seu e-mail? Então, assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

Conheça 7 características de um investidor inteligente
5 (100%) 1 voto