Um grande investidor não nasce da noite para o dia. É preciso acompanhar o mercado, ter apoio especializado para direcionar seus recursos  e, claro, ler e absorver o máximo de conhecimento por meio de livros sobre investimento de quem já conhece o assunto. 

Ao colocar obras sobre o tema na sua lista de leitura, você passa a ter contato mais próximo com a trajetória de grandes investidores, destrinchando suas táticas, conhecendo seus fracassos e, principalmente, aprendendo como pode aproveitar a experiência deles a seu favor.

Para ajudá-lo a dar os primeiros passos e montar sua biblioteca, sugerimos abaixo 6 livros sobre investimentos incríveis, que contam a trajetória de grandes figuras do mercado financeiro  e dão dicas valiosas para qualquer interessado no tema. Continue lendo e descubra quais são as obras que você não pode perder!

1. Efeito Bola de Neve — A biografia de Warren Buffett

Nessa obra, a escritora Alice Schroeder disseca diversas fases da vida de um dos homens mais respeitados do mundo, Warren Buffet, grande investidor e empresário americano.

Ao longo das páginas da biografia, lançada em setembro de 2008 nos Estados Unidos, qualquer pessoa interessada em investimentos pode aprender lições valiosas ao conhecer as opiniões, triunfos e derrotas do lendário investidor, como transformou crises em oportunidades e se tornando umas das pessoas listada entre mais afortunadas do mundo.

2. Desvirando a página — A vida de Olavo Setubal

Escrito por Ignácio de Loyola Brandão, o livro conta a história de Olavo Setubal, um dos mais importantes empreendedores brasileiros.

Olavo Setubal é conhecido por aplicar métodos inovadores de engenharia em um banco. Ao adotar as práticas, ele revolucionou a forma de administrar uma instituição financeira, tornando-se um exemplo de modernidade e evolução.

A trajetória do engenheiro é fonte de inspiração para investidores de todas as idades e não é para menos, Setubal liderou o Grupo Itaú entre outras empresas importantes no Brasil e construiu uma das maiores fortunas do Brasil, em 2008, ano de sua morte, aos 85 anos, reunia ativos superiores a R$ 350 bilhões.

3. Amador Aguiar — Uma história de intuição e pioneirismo

Livro imperdível! Nesta obra o leitor tem acesso a episódios de destaque na história do fundador de um dos maiores bancos do Brasil. Ao acompanhar a trajetória do empresário, o investidor relembra ainda momentos de notoriedade na história do país no último século.Ao longo das páginas do livro de Pedro Cavalcanti, o leitor entende como Aguiar, um empresário sem educação formal, tornou o Bradesco, que era apenas uma pequena agência em Marília (SP), na maior instituição financeira privada do Brasil.

Um destaque é a estratégia do bancário (que se recusava a ser chamado de banqueiro) de fazer pequenos empréstimos para milhares de clientes em vez de emprestar milhões apenas para as classes mais altas.

4. Sonho Grande

O livro “Sonho Grande” ficou centenas de semanas na lista dos mais vendidos não é à toa. A obra mostra como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira deixaram suas marcas e fizeram uma verdadeira revolução no capitalismo brasileiro. 

Ao longo das páginas, o leitor acompanha a trajetória dos empresários que, em cinco anos, compraram três marcas americanas de grande expressão: Heinz, Burguer King e Budweiser.

Um ponto interessante para qualquer investidor é entender a fórmula de gestão desenvolvida pelos empreendedores, que é baseada na simplicidade, meritocracia e, principalmente, em buscar constantemente a redução de custos.

5. Os Grandes Investidores 

Para se tornar um investidor inteligente, é essencial aprender com os melhores. Por isso, quem quer se destacar no mundo dos investimentos não pode deixar de ler “Os Grandes Investidores — As estratégias dos maiores mestres na arte de investir”. No livro, escrito por Glen Arnold, investidores conhecidos globalmente, como Warren Buffett, Benjamin Graham e George Soros, compartilham seu talento e táticas para adquirir riquezas. 

Ao longo das páginas, esses e outros nomes, como Charles Munger, John Templeton e Anthony Bolton, mostram suas estratégias para fazer fortuna. E, melhor, de forma objetiva. Leia a obra, conheça as filosofias de investimentos desses grandes nomes e sinta-se mais seguro para aplicar suas próprias táticas na hora de investir.

6. Fora da Curva

No livro organizado por Florian Bartunek, investidor; Pierre Moreau, advogado e sócio da Casa do Saber; e por Giuliana Napolitano, jornalista, o leitor tem acesso aos depoimentos de grandes investidores brasileiros, como Guilherme Affonso Ferreira, Meyer Joseph Nigri e Pedro Damasceno, que, no total, fazem a administração de cerca de 80 bilhões de reais.

O livro conta a história de suas carreiras e compartilha lições valiosas de negócios para os brasileiros. Leia e aplique as táticas no seu dia a dia como investidor. 

Quem quer se tornar um grande investidor não deve abrir mão de ter em sua biblioteca esses 6 livros sobre investimentos. Ao se informar constantemente a respeito do assunto, seja por meio de livros ou, até mesmo, por filmes, você aprende novas estratégias e se inspira a cuidar cada vez melhor das suas finanças. 

 

Quer ter acesso em primeira mão a conteúdos sobre investimentos? Não perca mais tempo e assine já a nossa newsletter!

Livros sobre investimentos: 6 obras que você não pode perder
5 (100%) 1 voto