Mais um ano está terminando e já é hora de começar a traçar nossos objetivos e metas para 2019. Todo réveillon traz consigo o início de um novo ciclo e a vontade de planejar mudanças, melhorando alguns aspectos que não foram bem desenvolvidos no último ano ou, ainda, agregando novas perspectivas para antigas metas.

Pensando nisso, preparamos este artigo especial com dicas que vão ajudar você a encarar o planejamento das suas metas para 2019 de forma realista, com o objetivo de alcançar efetivamente os seus propósitos.

Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e descubra!

Coloque todos os seus planos no papel

Para tirar os seus planos do papel, primeiro é necessário colocá-los no papel e essa é a nossa primeira dica para o planejamento das suas metas para 2019.

Por isso, comece a traçar as suas metas elaborando um planejamento pessoal. Ele pode ser feito em uma lista ou até mesmo em formato de planilhas, adote a forma que seja mais interessante para a sua organização pessoal.

Elencar os seus objetivos de forma clara, estabelecendo prioridades, ajuda a visualizar o que é preciso para concretizar cada um deles, facilitando todo o processo de planejamento e execução das suas ideias.

Essa atividade ajuda a ter clareza com relação aos seus propósitos, o que garante mais assertividade na hora de colocá-los em prática. Por isso, pense de forma realista e trace objetivos que realmente possam se tornar reais, ou seja, que dependam exclusivamente de você.

Nesse planejamento, além de traçar as metas, você pode elencar todos os passos que são necessários para chegar até ela. Com isso, você poderá acompanhar sua evolução ao longo de todo o ano. Por exemplo, se a sua meta é começar a investir você pode traçar os seguintes passos:

  1. organizar as finanças pessoais;
  2. eliminar todas as dívidas;
  3. reservar uma quantia da receita para investimento;
  4. contratar uma empresa especializada para auxiliar na abertura de uma carteira de investimentos.

Sendo assim, ao delinear os seus objetivos de uma forma clara e concreta, fica mais fácil alcançá-los e monitorar para que não sejam deixados de lado.  

Planeje metas alcançáveis

Conforme explicado, é necessário que você tenha metas alcançáveis. Não adianta planejar que em 2019 você vai conseguir guardar R$1 milhão de reais se você está terminando o ano com muitas dívidas e sem grandes perspectivas financeiras.

Nesse caso, compreenda qual é a sua situação atual e veja quais são as metas necessárias e realistas para melhorar a sua situação em 2019. Tenha em mente que suas metas podem ser audaciosas, mas devem, obrigatoriamente, ser realistas.

Dessa forma, uma meta mais simples, como aumentar o patrimônio líquido pode ser o mais adequado para o seu caso. E, quem sabe, a meta de guardar R$ 1 milhão você possa planejar por um período mais longo e realista?

Tenha várias pequenas metas

Uma dica interessante no momento de traçar suas metas, e que facilita todo o seu planejamento, é ter vários pequenos propósitos em vez de ter apenas duas ou três metas grandes.

Por exemplo: até o final do mês de outubro de 2019 terei 40 mil reais para fazer minha viagem para Europa, dado que estou conseguindo guardar dinheiro todo mês e vou aumentar essa quantia economizando, por exemplo, ao levar comida para o trabalho duas vezes por semana e gastar menos dinheiro comprando itens supérfluos.

Ao traçar objetivos acessíveis, com prazo e razões claras, fica mais fácil alcançá-los, o que estimula você a continuar tentando e não gera frustração por chegar na metade do ano sem ter cumprido nenhuma das metas da sua lista.

Por isso, como já citamos, pense nas suas metas mas também elabore mentalmente quais são os passos necessários para chegar até elas, traçando pequenos objetivos realistas, que podem ser cumpridos com mais facilidade.

Seja disciplinado

A disciplina é sem dúvida, um fator determinante para alcançar o sucesso em qualquer aspecto da vida. E com a elaboração e o cumprimento de metas não seria diferente.

Por isso, evite a procrastinação e tenha em mente o quanto é importante que você esteja focado naquilo que se propôs a fazer. É de sua exclusiva responsabilidade alcançar as metas que você mesmo traçou e, para isso se tornar real, em muitos casos você terá que abrir mão de algumas coisas que você gosta.

Todo o processo exige, principalmente, disciplina e foco. Sem esses dois elementos é pouco provável que você consiga tirar qualquer projeto do papel.

Mantenha contato constante com as suas metas

Outra dica que ajuda a manter o foco e permite que você lembre da necessidade de estar focado é mantendo contato constante com os seus objetivos.

Para isso, você deve escolher um local que veja sempre para deixá-las anotadas, como por exemplo, escrevê-las em sua agenda que usa diariamente, ou colocar em um quadro/mural no seu quarto imagens que representem as metas.

Isso ajudará a manter o seu objetivo firme e sua mente focada nos resultados, sendo que a imagem da sua realização trará ânimo para continuar o projeto, evitando a desmotivação e a falta de foco.

Busque ajuda

Por fim, a última dica e talvez uma das mais importantes é que você busque ajuda e compartilhe o seu objetivo com outras pessoas.

No caso de quem está querendo melhorar sua vida financeira e começar a investir, a dica é procurar informações e artigos online, apostando na sua educação financeira, além de considerar a busca por assessorias especializadas. Elas contam com profissionais capacitados, que podem oferecer soluções desenhadas de acordo com as suas particularidades.

É importante que você tenha em mente que o auxílio de terceiros vai ajudar não só a tornar o seu sonho realidade, como também permitirá que você tenha com quem conversar sobre o caminho que está sendo traçado e o objetivo que você deseja alcançar.

Como você pode ver, para atingir as suas metas para 2019 é necessário ter foco, organização, planejamento e principalmente, disciplina. Termine 2018 de uma maneira diferente e projete aquilo que você deseja de forma objetiva e clara. Colocando essas dicas em prática, você tem chances reais de terminar o próximo ano com grande parte dos seus planos fora do papel.

Mas antes de começar a traçar suas metas para 2019 que tal seguir a Claritas nas redes sociais? Acesse nossas redes — LinkedIn e Facebook — e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos sobre educação financeira, investimentos e planejamento financeiro pessoal.

Metas para 2019: como tirar todos os seus planos do papel?
5 (100%) 1 voto