Em busca da fidelidade dos clientes, muitas empresas utilizam os planos de benefícios como milhas aéreas, pontos, cupons de desconto e cashback. De certo modo, eles premiam quem mais consome com descontos e ofertas promocionais. Para aderir a eles, na maioria das vezes, nem sequer é necessário pagar. Assim, você poderá usar o dinheiro de maneira eficiente e vantajosa.

Contudo, é preciso saber como utilizar as opções como milhagens, pontos, cupons e cashbacks. Para tirar todas as suas dúvidas, continue lendo e veja como se beneficiar dos planos de benefícios!

Como usar os pontos de cartão de crédito e milhagem?

Basicamente, os planos de pontos e milhagens servem para que ao menos parte do seu consumo se transforme em vantagens. A cada determinado valor gasto, você poderá acumular pontos e, depois, trocá-los por descontos ou até produtos.

No de milhagens, os gastos se acumulam na forma de unidades de milhas, que podem ser trocadas por passagens aéreas. Além disso, você ganha as milhas de acordo com as viagens realizadas — quanto mais longe o destino, maior é o acúmulo.

Para aproveitar esses recursos do jeito certo, vale a pena adotar as seguintes dicas:

Conheça as regras de cada programa

Para começar, é fundamental compreender quais são as condições de cada opção. A ideia é entender qual é a rede credenciada, quais são os valores do plano de benefícios, como os gastos são convertidos e assim por diante.

Ao fazer essa análise, será possível definir se um determinado programa tem a ver com as marcas que você consome e com outros padrões. Dê preferência para aquele que traga as melhores condições para a sua realidade.

Antes de fazer seus gastos e acumular os pontos no cartão (ou até antes de adquiri-lo), vale estar atento as condições impostas para que decida qual vale mais a pena usar. Há cartões que cobram para transferir os pontos a alguns programas específicos, isso deve ser levado em consideração e pode ser mais vantagem se você transferir para outro programa que tenha o mesmo produto ou serviço sem custo.

Vale também conferir o vencimento dos pontos de milhagem do cartão, se houver, e se o programa que você irá transferir tem prazo de utilização, assim você poderá transferir na melhor data para que seus pontos não expirem, seja no cartão ou no programa que você escolher fazer a transferência. Leve em consideração que muitas vezes o cartão dá um prazo de aproximadamente 10 a 15 dias para que o programa escolhido disponibilize os pontos para sua utilização, portanto, se você precisar comprar algo em alguma data em particular. Existem alguns aplicativos que avisam quando seus pontos estão perto do vencimento.

Centralize os gastos

Em seguida, seus custos devem estar centralizados. Se você utilizar vários cartões ou empresas aéreas ao mesmo tempo, os benefícios ficarão pulverizados.

Para aproveitar ao máximo essa possibilidade, escolha apenas uma ou duas companhias aéreas e de cartão. Isso maximizará a conversão e tornará o acúmulo acelerado.

Venda as milhas

Quando se fala no programa de milhagens, nem sempre vale a pena usá-las para adquirir passagens. Elas têm um prazo de expiração e, talvez, você não consiga empregá-las para o destino desejado.

Em vez disso, considere vender as milhas. Há alguns sites que realizam a compra e você deve procurar aquelas com as melhores condições.

O que fazer para utilizar cupons de desconto corretamente?

Já os cupons de desconto incidem no valor final da compra, oferecendo reduções que podem variar. Assim, é possível fazer uma aquisição de um jeito vantajoso, sem precisar de muito esforço.

Esses cupons podem surgir em datas comemorativas, como durante a Black Friday, mas não são incomuns ao longo de todos os meses. Faça com que eles ajam a seu favor com as seguintes orientações:

Procure em sites específicos

Há vários endereços virtuais especializados em oferecer cupons diversos. As ofertas são temporárias e podem abranger itens eletrônicos, eletrodomésticos, livros e mais. Em alguns, as condições são muito vantajosas.

Antes de comprar, portanto, faça uma rápida pesquisa. Ao dar preferência para as grandes varejistas, é provável encontrar ótimas oportunidades.

Faça cadastros em e-commerces

Enviar e-mail é uma das maneiras mais efetivas para que as lojas virtuais se comuniquem com seus clientes. Porém, consegui-los não é fácil.

Para contornar o quadro, é muito comum que as lojas virtuais ofereçam descontos especiais e cupons para quem se cadastra. Assim, escolha as lojas em que você faz mais compras e deixe seu e-mail. Dessa forma, será possível aproveitar os valores reduzidos.

Fique atento aos cupons físicos

Em lojas brasileiras isso não é tão comum, mas nas varejistas do exterior a prática de distribuir cupons físicos é recorrente. Se for fazer uma viagem internacional, prepare-se para coletar os cupons.

Ao final da compra, basta apresentá-los no caixa, reduzindo o valor dos encargos e do total do pedido.

Quando utilizar os apps de cashback?

O cashback, em tradução livre, significa “dinheiro de volta”. Trata-se de um mecanismo em que certos serviços devolvem um percentual das compras que você fez. Isso é possível porque eles recebem um valor por cada pedido realizado por meio deles, sendo que uma parte vai para o cliente.

Ao adquirir um produto de R$ 1.000,00 com cashback de 2%, por exemplo, você terá R$ 20,00 de volta sem esforços. Mas quando aproveitar essas oportunidades? Veja a seguir:

Cadastre-se em apps específicos

Para empregar esses benefícios, é preciso estar cadastrado em aplicativos ou programas especiais. Procure aqueles que forem adequados paras as suas necessidades e faça um cadastro.

Isso permitirá que você cadastre a sua conta para, depois, receber o valor acumulado pelas suas compras. Escolha serviços idôneos e que garantam o retorno.

Veja quais são os produtos e as lojas participantes

Antes de realizar o pedido, verifique se o app oferece o item que deseja ou se ele conta com uma loja específica. Isso porque nem sempre todos os elementos têm o mesmo cashback, bem como nem todas as lojas participam.

Realize uma pesquisa para poder definir em qual app é mais vantajoso fazer a aquisição desejada.

Faça pesquisas antes

Por melhor que o cashback seja, ele não é, sempre, a escolha adequada. Algumas vezes, mesmo com o desconto, há compras mais baratas em outros lugares.

Portanto, antes de decidir usar esse recurso faça uma pesquisa. Verifique se a opção com o cashback é, de fato, a mais barata. Se for o caso, então é vantajoso empregar esse elemento.

 

Compra coletiva de produtos e serviços

Uma outra opção de programa de vantagens, são os sites de compras em grupos. Faça cadastro nestes sites e receberá boas ofertas que muitas vezes valem a pena, caso você precise do produto ou serviço.
Assim como nos demais casos, é importante que antes de comprar você avalie o valor real do produto e serviço para ver se realmente é um bom desconto, e fique atento às considerações de regras de utilização, muitas vezes há várias restrições que podem não ser ideal para você.

Por que recorrer aos planos de benefícios?

Todas essas dicas devem ser colocadas em prática por um motivo principal: elas ajudam a economizar dinheiro. Com os planos de benefícios, você consegue aproveitar melhor o seu consumo, obtendo descontos e retornos que, de outro modo, não aconteceriam.

Além de tudo, eles geram um consumo planejado. Como você terá que escolher quais são as melhores opções, a compra deixa de ser por impulso.

Ao final, você terá mais dinheiro para investir e conseguirá equilibrar o orçamento, sem que seja necessário comprometer o seu padrão de vida.

Colocando todas essas dicas em prática, você poderá economizar e utilizar suas finanças de um jeito muito melhor. Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, seus amigos também ficarão por dentro dessas oportunidades!

Pontos, milhas, cupons e cashbacks: veja como tirar o máximo de proveito desses benefícios
5 (100%) 1 voto