O cartão de crédito é um instrumento valioso para a administração das finanças, quando usado com bom senso. Além das vantagens mais imediatas, como o crédito à disposição para compras e a concentração dos pagamentos em uma única data, há benefícios extras que muitos portadores ainda ignoram. A possibilidade de juntar milhas de cartão de crédito, por exemplo, é um incentivo que precisa ser bem aproveitado. Então, quer saber qual é a melhor maneira de usar o cartão de crédito para acumular milhas? Este artigo vai esclarecer, confira!

Um breve lembrete sobre programas de fidelidade

Eles são uma estratégia de fidelização, ou seja, as empresas oferecem incentivos para que os clientes continuem a consumir seus produtos.

Os programas de fidelidade das companhias aéreas são bem conhecidos, mas muitas pessoas ainda negligenciam suas milhas de cartão de crédito. Quanto maior o número de pontos acumulados nesses programas, mais vantagens serão concedidas.

A principal maneira de juntar pontos nos programas de fidelidade das companhias aéreas é voando, claro. Mas mesmo quem não é passageiro frequente pode usufruir do programa, ao acumular pontos também com as empresas parceiras, como as administradoras de cartões de crédito.

Os primeiros passos para acumular milhas de cartão de crédito

Veja os passos iniciais para acumular e usar milhas:

1. Descubra qual programa de fidelidade é mais vantajoso para você

Com qual companhia aérea costuma voar com mais frequência? Que outros produtos lhe interessam, além de passagens? Definida essa questão, informe-se sobre o cartão de crédito parceiro da companhia.

2. Confira com a instituição emissora do cartão se o seu já está habilitado para acumular pontos

Muitas vezes, tal habilitação é automática e você já começa a acumular pontos à medida que usa o cartão. A fatura mensal já trará a informação do número de pontos acumulados. Observe que algumas instituições financeiras podem cobrar anuidades mais altas para cartões com programas de fidelidade. Fique atento!

3. Cadastre-se nos programas de fidelidade que lhe interessam

Normalmente, isso é feito diretamente no site das aéreas e você não precisa ter voado antes. Feito o cadastro, você terá seu número de participante para começar a juntar pontos. Não se esqueça de informar esse número ao fazer reservas online ou no momento do check-in.

Como maximizar seus pontos no cartão

É importante observar alguns procedimentos para obter o máximo do cartão de crédito:

  • Mesmo que disponha de dinheiro vivo, prefira pagar todas as contas com o cartão, até as menores, mas cuidado com despesas internacionais, que sofrem incidência de IOF;
  • Ganhe pontos usando serviços de parceiros, como locadoras de carros, lojas, hotéis, seguradoras etc.;
  • Ao comprar passagens aéreas, pague sempre com o cartão, para ganhar duplamente: as milhas pelo trecho voado e os pontos pelo uso do cartão;
  • Ao reservar voos, observe que as tarifas com maiores descontos nem sempre valem milhas. Confira seu extrato: se faltar uma quantidade menor de milhas para ganhar um trecho aéreo, pode compensar reservar a tarifa sem desconto para ganhar mais pontos;
  • Não perca as promoções que incentivam a transferência dos pontos do cartão para o programa de fidelidade ganhando uma porcentagem a mais sobre eles;
  • Confira sempre seu extrato de milhas no site da empresa para reclamar algum lançamento, se necessário;
  • Observe que os pontos no cartão têm validade determinada. Se estiverem perto do vencimento, peça a transferência para o programa de milhagem de sua escolha, e assim o prazo para utilização passa a ser o da empresa (2 ou 3 anos);
  • Algumas empresas permitem completar o preço da passagem com dinheiro, no caso de não haver pontos suficientes para ganhar o bilhete total;
  • É possível usar milhas para um upgrade e voar na classe executiva;
  • Você pode, também, transferir milhas para terceiros e ganhar algum dinheiro com elas;
  • Em alguns programas, é possível doar milhas para projetos sociais.

Os principais programas de fidelidade

Além de oferecer seus próprios programas de incentivo, as empresas fazem alianças com outras, possibilitando o uso dos pontos em companhias parceiras.

Condições como validade de pontos, quantidade mínima para um trecho aéreo, número de parceiros e destinos variam de acordo com a empresa. Faça comparações para identificar o melhor programa para o qual transferir os pontos acumulados no cartão de crédito.

Veja alguns exemplos colhidos no site Melhores Destinos:

Gol

Na Gol, os pontos valem por 3 anos na categoria Smiles e na categoria Prata. À medida que o participante acumula mais milhas, é possível subir para Ouro, quando os pontos passam a valer 4 anos. Na categoria mais alta e com mais benefícios, a Diamante, a validade passa a ser de 10 anos. 

O passageiro acumula pontos com cartões dos principais bancos, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander.

A Gol faz parte do Smiles e é parceira de companhias aéreas como Aerolineas Argentinas, Air Canada, Air France, Alitalia, Delta, Copa Airlines, Qatar e TAP, entre outras.

LATAM

No programa LATAM Fidelidade, a validade dos pontos é de 2 anos e podem ser acumuladas, entre outras formas, com cartões de crédito bancário.

As milhas acumuladas com a LATAM podem ser utilizadas na LATAM Airlines e em companhias parceiras, como Air China, Swiss, Lufthansa, Iberia e outras.

Avianca

No programa Amigo da Avianca, os pontos valem por 2 anos e contemplam quatro categorias de cartões: Bronze, Silver, Gold e Diamond. Exemplos de bancos parceiros são o Bradesco e a Caixa.

A Avianca permite a utilização de pontos acumulados com as companhias aéreas membros da Star Alliance e em voos de outras aéreas parceiras, o que inclui a Air Canada, Copa Airlines, Lufthansa, United e TAP.

Azul

No programa TudoAzul, o participante pode acumular pontos com as companhias parceiras, dentre elas, os cartões de crédito do Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa. A validade dos pontos é de 2 anos.

O programa possui 4 categorias, que são: TudoAzul, Topázio, Safira e Diamante. As categorias possuem vantagens e pontuação diferenciadas. O TudoAzul permite o resgate dos pontos acumulados para compra de passagens aéreas disponibilizadas pela Azul.

Os melhores cartões para acumular milhas

Vamos listar alguns dos cartões que oferecem pontuação mais alta:

  • TudoAzul Itaucard 2.0 Platinum Mastercard/Visa (compras na Azul): permite o acúmulo de 2,6 pontos por dólar gasto. Validade dos pontos de 36 meses;
  • Multiplus Itaucard 2.0 Black Mastercard: permite o acúmulo de até 2,5 pontos na compra de passagens aéreas. Não tem validade;
  • TudoAzul Itaucard 2.0 Platinum Mastercard/Visa (para compras comuns): permite o acúmulo de 2,2 milhas para cada dólar gasto. Validade dos pontos de 24 meses;
  • Santander Smiles Infinite: permite o acúmulo de 2,2 milhas para cada dólar gasto e a validade dos pontos é de 120 meses;
  • Smiles Banco do Brasil Visa Infinite: o participante acumula 2,2 milhas para cada dólar gasto e os pontos tem validade de 36 meses.

Os cartões mencionados acima são algumas das opções mais vantajosas para acumular milhas de cartão de crédito, mas há vários outros com pontuação e validade diferentes, que cobram anuidades diversificadas. É bom ficar atento para ver se as vantagens que o cartão oferece valem a pena! Dependendo do programa de fidelidade, pode ser que a anuidade do cartão seja mais cara e a renda exigida seja mais alta para a concessão.

Na maioria das vezes, um ponto do cartão será equivalente a uma milha no programa de fidelidade, mas há exceções a observar. O sistema de conversão é complexo e variável, o que exige paciência para pesquisar e comparar opções.

Conforme mencionamos no início do texto, o cartão de crédito é um ótimo instrumento quando utilizado com bom senso, além de ser uma das formas de pagamento mais utilizada nos dias de hoje. Por isso, para se beneficiar do uso do cartão e de suas facilidades, é importante sempre ter em mente os valores que estão sendo gastos durante o mês para não ter nenhuma surpresa na hora de pagar a fatura.

Esperamos que nosso artigo seja útil para que você tire proveito de suas milhas de cartão de crédito. Aproveite para se cadastrar e receber materiais informativos sobre como se planejar financeiramente e investir melhor o seu dinheiro!

Qual é a melhor maneira de usar o cartão de crédito para acumular milhas?
5 (100%) 2 votos