Fazer uma viagem de volta ao mundo é, sem dúvidas, um sonho ambicioso. Exige muita pesquisa, força de vontade, comprometimento e, principalmente, planejamento. Se conhecer vários países é uma das suas metas de vida, a boa notícia é que isso é possível! O primeiro passo é planejar a aventura considerando fatores como tempo, dinheiro, locais a serem visitados e investimentos que serão feitos para realizar esse sonho.

Neste post vamos dar dicas incríveis para se organizar e realizar seu sonho de viajar pelo mundo. Entre elas estão estabelecer metas realistas, reduzir gastos e investir o dinheiro guardado com segurança. Confira!

 

1. Defina os locais que serão visitados

 

O primeiro passo do seu planejamento para a viagem de volta ao mundo é definir os locais que você gostaria de visitar. Esse ponto é essencial para começar a pesquisar preços de passagens aéreas e também o custo de vida nos países em questão — para planejar gastos com hospedagem, alimentação e passeios.

Há alguns caminhos para definir os países da sua viagem: o quanto gastaria nos deslocamentos por conta da distância, ou o quanto você gostaria de conhecer o local. Vale a pena colocar tudo no papel, ordenando por prioridade.

Uma dica importante: sempre deixe alguns espaços livres no seu planejamento e esteja aberto a possibilidades de mudanças na sua viagem.

 

2. Pesquise preços

 

Depois de definir uma lista de países/cidades que você gostaria de visitar em sua viagem de volta ao mundo, é hora de colocar a mão na massa e começar a pesquisar preços. Comece pelas passagens aéreas (ou outras formas de deslocamento entre as regiões, como aluguel de carro, trem, etc.).

Em seguida, tenha uma ideia de preço de hospedagem em cada cidade que você vai visitar. Para economizar, considere, além de hotéis, opções como hostels e aluguel de apartamentos. Dependendo do local, o valor pode valer a pena. Pesquise também o custo de vida em cada uma dessas cidades, para ter uma ideia do quanto gastará com alimentação, passeios e compras.

Pesquisar é importante, mas evite pagar tudo com antecedência. Essa é sim uma boa prática, mas em uma viagem convencional. Para uma aventura de longo prazo como uma volta ao mundo, nem sempre vale a pena. Imagine que você gostou tanto de um lugar que quer ficar mais e não pode, pois já está com tudo pago no próximo destino? Complicado, não é?

Evite esse contratempo optando por reservar a hospedagem sem pagar com antecedência. São vários os hotéis e apartamentos que têm a opção de cancelamento gratuito até determinado prazo.

 

3. Estabeleça metas realistas

 

Investir em planejamento é indispensável para a sua viagem de volta ao mundo se tornar realidade, e isso passa também por estabelecer metas realistas para atingir seu objetivo final. Nesse sentido, defina uma data para partir rumo à sua aventura, estime o custo total da viagem e, a partir dessas informações, estabeleça quanto precisará poupar por mês para ter o valor total. Lembre-se que você não precisa começar a investir apenas se tiver grandes quantias. Com 200 reais por mês você já encontra diversas opções. Comece agora mesmo.

Na hora de estimar o custo da sua viagem, não deixe de considerar também uma quantia para compor uma reserva de emergência. Uma aventura de longo prazo sempre tem imprevistos, como uma passagem aérea que não foi considerada ou um problema em uma hospedagem. Para não ter dor de cabeça, é essencial prever no orçamento um fundo para essas despesas.

 

4. Reduza os gastos

 

Parte importante para tornar sua viagem pelo mundo realidade é reduzir seus gastos para ter dinheiro suficiente para curtir sua aventura sem percalços financeiros. Para isso, saiba exatamente quais são suas receitas e despesas.

Com essas informações em mãos, é hora de partir para a ação e analisar onde é possível cortar gastos para ter recursos suficientes para fazer sua viagem. Comece pelas despesas supérfluas, em áreas que não são essenciais no seu orçamento, como lazer, cuidados pessoais, bares e restaurantes. Em seguida, veja nos seus gastos essenciais se é possível economizar ou reduzir despesas como luz, gás e telefone.

 

5. Invista com sabedoria

 

Além de poupar dinheiro para fazer sua viagem, é importante também usar os rendimentos das suas economias ao seu favor. Por isso, invista essa quantia em algum ativo que te proporcione rentabilidade e segurança.

Entre os produtos possíveis estão aplicações em renda fixa e em fundos multimercado de baixa volatilidade, por exemplo, que, além de rentabilidade e risco mais baixo.. Nesse sentido, fique atento aos prazos do seu investimento e certifique-se de que conseguirá ter seu dinheiro disponível antes da sua viagem. Lembre-se que, quanto maior a liquidez do investimento, menor a rentabilidade, desta forma, tente alinhar que o prazo de resgate de seus investimentos seja pouco antes de sua viagem.  Além de escolher bem o tipo de aplicação, certifique-se de que você está aplicando o seu dinheiro em/com uma instituição confiável, que indica as melhores opções para seu objetivo e orienta também como ganhar dinheiro com investimentos.

 

6. Controle as suas despesas

 

Agora que você já sabe como se planejar financeiramente para uma viagem de volta ao mundo, é preciso ter em mente que esse cuidado com as finanças também deve estar presente durante a sua aventura. Dessa forma, você evita a dor de cabeça de ficar sem dinheiro no meio da sua jornada.

Para manter as finanças em dia durante a sua viagem, torne o controle de despesas um aliado. Defina um valor de gasto diário e anote. Se um dia você gastar mais do que o valor estabelecido, você saberá que terá de economizar no próximo dia. Por mais simples que pareça,  tenha sempre em vista quanto você ainda tem disponível para gastar.

Contar sempre com várias formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, moeda local, e contratar um seguro de viagem também são cuidados que evitam problemas.

Fazer uma viagem de volta ao mundo é uma aventura possível quando você tem como aliados o planejamento e a organização financeira. Siga nossas dicas para se planejar financeiramente e aumente suas chances de tornar o seu sonho de conhecer vários países uma realidade!

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então confira também este artigo sobre como você pode aprender a definir e conquistar suas metas financeiras e esteja preparado para os desafios futuros!

Viagem de volta ao mundo: 6 dicas para se planejar financeiramente
Avalie esse post